sábado, 12 de junho de 2021


DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS






Todas as quartas feiras, das 16:00 às 17:30h

Vamos dançar com alegria!


Dançando despertamos a criatividade, nos harmonizamos conosco e todos os círculos a que pertencemos. Nos flexibilizamos para a vida e aprendemos sobre nós mesmas e outras tradições.


* Alguns dos benefícios das Danças Circulares *


Traz leveza, alegria, beleza, paz interior, serenidade, amor, flexibilidade Estimula e desenvolve apoio mútuo e cooperação manifestando a consciência de grupo;


Trabalha a nível físico, emocional, mental e espiritual Amplia a percepção, a concentração, a atenção;


Proporciona maior auto-disciplina, centramento e clareza de objetivos Integração e respeito para com todas as diversas culturas da Mãe Terra;


Desenvolvimento espiritual, pessoal e coletivo Identifica e desperta potencialidades;


Grupo regular para mulheres. As vagas são limitadas, é necessário confirmar inscrição antecipada.


Obs: Trazer saia para as danças.


Focalizadora: Margarita Delia Mouriño / Gita


Periodicidade: um (1) encontro semanal, às quartas feiras.

Por tratar-se de aulas presenciais e em tempos de pandemia, estamos em recesso.
obrigada pela compreensão


Inscrições e informações: com Margarita telefone: (51)30265223 / 81848044




Confirma tua participação. Te aguardamos.




* * * * *




DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS


“A dança nasceu junto com o próprio Universo, pois o ritmo é elemento dominante no movimento cósmico. Todo o Cosmo se encontra em eterno movimento. Galáxias, estrelas, planetas e satélites constituem, desde o princípio infinito de sua existência, uma grande criação rítmica movendo-se através do espaço: planetas circundando seus sois; satélites circundando em torno de seus planetas; nosso próprio planeta girando ao redor de seu eixo. O desenho deste movimento eterno repete-se em cada átomo da matéria, e produz a sucessão também rítmica do dia e da noite, das marés, das fases da lua, das estações do ano. Neste Cosmo em perpétuo movimento, a vida segue um ciclo rítmico de nascimento, crescimento e morte que se mantém, graças ao ritmo dos batimentos cardíacos e aos outros reflexos automáticos do organismo humano.” Glaucia H. C. B. Rodrigues

Existem dois movimentos de Danças acontecendo nas rodas de dança: as Danças Circulares Sagradas e as Danças Circulares da Paz Universal.

Elas surgiram paralelamente, na década de 60, a partir dos trabalhos, do coreógrafo alemão, Bernhard Wosien e do mestre sufi norte-americano Murshid Samuel Lewis. Ambos basearam-se em tradições da dança presentes na sabedoria de povos europeus e de tradições religiosas distintas.

Samuel L. Lewis associou mantras e palavras sagradas do Cristianismo, Hinduísmo, Judaísmo e Sufismo às danças, constituindo o que, atualmente, é conhecido como Danças Circulares da Paz Universal. “Ele buscava a unidade na diferença. Para ele, à medida que as pessoas de diferentes tradições espirituais dançassem juntas elas conquistariam a paz”.

As Danças Circulares iniciaram, por volta do século XX, na Escócia, através dos estudos do coreógrafo e bailarino alemão Bernhard Wosien. Em seus ensaios inspirados nas danças folclóricas populares, procurou distribuir seus conhecimentos para o mundo, por intermédio deste método de dança, que representa sentimentos de união e comunhão entre pessoas.

Segundo Wosien (1996): A dança de roda, como é transmitida até hoje no folclore, é uma riqueza cultural das mais antigas do ocidente. Até os primeiros séculos da era cristã estava inserida nas práticas religiosas e na vida em comunidade; à margem da história cultural e espiritual, ela se manteve viva até os tempos modernos. Esta tradição, em sua grande multiplicidade, permite, ainda hoje, uma oferta inesgotável para os esforços na vida religiosa e na prática pedagógica e terapêutica, de encontrar as bases de uma comunhão plena de sentido. (WOSIEN 1996, p.8)

Danças Circulares são basicamente danças de roda, recolhidas de diferentes partes do mundo em diferentes períodos. Existem danças muito antigas que vão passando de geração para geração e outras coreografadas recentemente. O que caracteriza essas danças é o espírito comunitário que elas promovem. Dançar em círculo é uma das mais antigas e mais simples formas de comunhão grupal. O círculo iguala a todos, permite que todos se vejam e que alcancem a mesma vibração conjunta, o mesmo ritmo, a harmonia e unidade, o exterior e interior. As pesquisas sobre a história universal da dança afirmam que a dança foi a primeira religião, a primeira celebração, a primeira oração. As danças remetem-nos ao tempo em que se honrava a terra, o corpo, o feminino e todos os ciclos naturais. “A origem da dança se perde no tempo, nas comunidades e estão associadas a diferentes momentos da vida humana como o nascimento, o casamento, as mudanças de estações, as colheitas, e a morte”.

As Danças Circulares é uma técnica de meditação ativa, ou seja, através do movimento, busca uma conexão, com nosso ser interior divino. Movimento – palavra chave. Energia parada é doença; energia em movimento é saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário